Prato do dia
Olá meninas!!! Tudo bem com vocês? Comigo está tudo certo...
Hoje vou mostrar para vocês a salada que fiz para este final de semana.
É uma salada simples, mas bastante nutritiva e fica uma delícia...
Vamos ver...
Hoje vou mostrar para vocês a salada que fiz para este final de semana.
É uma salada simples, mas bastante nutritiva e fica uma delícia...
Vamos ver...
A receita é: Salada de grão de bico
Aqui o grão de bico está de molho na água
Depois de ter deixado um tempo de molho, coloquei para cozinhar na panela de pressão
Depois de cozido e frio, misturei atum ralado e tomate picadinho
Ingredientes:
- 500g de grão de bico;
- 1 cebola picada;
- 1 tomate picado;
- 1 lata de atum ralado;
- sal, azeite e salsa.
Modo de fazer:
- Escolha e lave o grão de bico;
- Deixe de molho uns 10 ou 15 minutos e leve para cozinhar com um pouco de sal, em panela de pressão por 20 minutos;
- Escorra, coloque em um refratário e acrescente o atum ralado, o tomate picado, a cebola picada, o azeite e a salsa.
ESTÁ PRONTO!!!
É uma receita simples e fácil de fazer...não toma muito tempo e fica uma delícia.
BENEFÍCIOS DO GRÃO DE BICO
1. Ajuda a emagrecer: o elevado teor proteico e de fibras compensam suas calorias; o processo de digestão é mais lento, o que promove a sensação e saciedade e, por consequência, redução do consumo alimentar.
2. Ajuda a ganhar massa muscular: os benefícios do grão de bico para os músculos são proporcionados pelo seu conteúdo de proteína, amido e ferro.
3. Ajuda a controlar a glicemia: as fibras e as proteínas também trazem benefícios para manter o nível de glicemia dentro do limite; ambos fazem com que a digestão dos alimentos aconteça de forma não tão rápida, o que regula a quantidade de glicose a ser lançada na corrente sanguínea.
4. É bom para o sistema cardiovascular: o excesso de colesterol e do aminoácido homocisteína, o estresse oxidativo e a hipertensão arterial são fatores que aumentam os riscos de sofrer um infarto ou derrame. A fibras solúveis do grão de bico ajudam a diminuir os níveis de colesterol.
5. Ajuda a combater o câncer: o ácido fólico, a vitamina C, a vitamina E e alguns fitonutrientes são os responsáveis pelos benefícios contra o câncer.
6. É bom para o intestino: as fibras trazem muitos benefícios ao intestino; além de facilitarem o processo digestivo, elas previnem a prisão de ventre, a diverticulite e a síndrome do intestino irritável. As fibras também ajudam no combate ao câncer de cólon.
7. É bom para as mulheres: há importantes benefícios para a saúde feminina; para as grávidas, ele ajuda a evitar a má formação do tubo neural nos fetos ( graças ao seu conteúdo de ácido fólico). Fazer o consumo da leguminosa também ajuda a repor os estoques de ferro, mineral que as mulheres perdem toda vez que menstruam. Além disso, o grão de bico contém saponinas, compostos que reduzem os riscos de câncer de mama.
8. É bom para os ossos: contém minerais de grande relevância para a manutenção óssea - o cálcio e o fósforo. Os benefícios para os ossos também são propiciados pela vitamina K, cuja ingestão insuficiente está associada a uma maior chance de fraturas.
Uma porção de 100g cozido contém:
- 164 calorias;
- 27,42g de carboidratos, (sendo 7,6g de fibras);
- 2,59g de gorduras, ( principalmente ácidos graxos insaturados);
- 8,86g de proteínas.
A leguminosa ainda é rica em ácido fólico e apresenta boas quantidades de outras vitaminas do complexo B. O grão de bico também possui as vitaminas K, E e C.
Com relação aos minerais, em ordem decrescente de quantidade, ela é fonte de fósforo, ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio.
Espero que tenham gostado do post de hoje e, aproveitem esta dica para incluir mais vezes no dia-a-dia de vocês esta leguminosa, que é o grão de bico.
Irá trazer muitos benefícios para a saúde de vocês.
Um grande beijo...
Tchau, tchau... S2 S2 S2
Comentários
Postar um comentário